Redação
Em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), uma onça-pintada foi encontrada morta às margens do Rio Cuiabá, no município de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. O animal, símbolo do Pantanal e classificado como espécie ameaçada de extinção, gerou comoção nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a preservação da fauna brasileira.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o corpo do animal foi removido e encaminhado para perícia técnica, que deve esclarecer a causa da morte. A principal suspeita é que a onça tenha sido morta por humanos, após supostos ataques a bezerros em propriedades da região.
Em um vídeo divulgado por pessoas que passavam de barco, um dos tripulantes afirma que o felino teria sido abatido por moradores. “Aqui o bicho pega, comeu bezerro, morre mesmo”, diz o homem, em tom de justificativa.
Outros registros feitos por estudantes mostram o corpo da onça na margem do rio. Durante a gravação, uma adolescente menciona a ironia do fato ocorrer no Dia Mundial do Meio Ambiente, enquanto colegas riem da situação — o que causou indignação nas redes sociais.
A Polícia Civil informou que a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) já está investigando o caso e que os vídeos foram incluídos no inquérito.
Segundo o WWF-Brasil, a onça-pintada é considerada vulnerável à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Ibama. As principais ameaças à espécie são a destruição do habitat, especialmente no bioma Pantanal, e a caça predatória, geralmente motivada por conflitos com produtores rurais.
O caso reforça a urgência de ações efetivas de educação ambiental, proteção da fauna silvestre e de combate à impunidade em crimes contra o meio ambiente.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !